Páginas

segunda-feira, 14 de junho de 2010

PT e PSDB oficializam candidaturas à presidência da República

PT e PSDB oficializam candidaturas à presidência da República: "Dilme Rousseff e José Serra foram confirmados por seus partidos."

O fim de semana foi de convenções partidárias. PT e PSDB oficializaram as candidaturas à presidência da República. O prazo para indicar os candidatos termina em 30 de junho.

Esse é o prazo dado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o último dia para a realização das convenções. Então, os partidos têm até 5 de julho para o registro das candidaturas.

A convenção do PSDB, que oficializou a candidatura de José Serra, foi em Salvador. A do PT, que confirmou o nome de Dilma Rousseff, em Brasília.

A convenção do PT começou com música. O Hino Nacional foi cantado em ritmo de samba. Em discurso, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, fez críticas ao governo passado.

O presidente Lula disse esperar uma disputa de nível elevado e o candidato à vice, o presidente da Câmara, Michel Temer, destacou o empenho que o partido dele, o PMDB, terá nessa campanha.

"O presidente Lula já fez, foi quem deu o passo inicial para o progresso do país, mas neste Brasil pela frente, ele casa com a tese para o Brasil seguir mudando. Eu venho aqui para revelar o prazer, a satisfação, a animação, ou seja, o PMDB vai entrar nesta campanha com a sua alma. Não vai entrar apenas com o seu raciocínio. Com a sua alma, vai gritar forte e bom som: Dilma, presidente do Brasil”, disse o candidato a vice-presidente (PT), o deputado Michel Temer.

A tônica na convenção para oficializar a candidatura de Dilma Rousseff foi a participação das mulheres. A cada discurso, era exibido um vídeo, mostrando mulheres de destaque na história do Brasil.

Dilma discursou por último e disse que chegou a hora de uma mulher comandar o país.

"Para ampliar e aprofundar o olhar do presidente Lula, ninguém melhor que uma mulher na presidência da República. Creio que eles têm toda razão. Nós, mulheres, nascemos com o sentimento de cuidar", apontou a candidata a presidente pelo PT Dilma Rousseff.

Dilma Rousseff é mineira de Belo Horizonte, tem 62 anos de idade e é mãe de uma filha. Na juventude, participou de grupos da esquerda armada. Foi presa e torturada. Formada em economia, foi uma das fundadoras do PDT, no Rio Grande do Sul, onde ocupou a secretaria de Minas e Energia por duas vezes. Em 2001 filiou-se ao PT. No governo Lula, foi ministra de Minas e Energia e Chefe da Casa Civil.

No ano passado tratou um câncer do sistema linfático. No discurso, ela disse que vai governar para todos: "Historicamente quase todos os presidentes que nos antecederam que antecederam o governo do presidente Lula, governaram para um terço da população. Poucos foram aqueles que governaram para todos. Para muitos deles o resto era peso, o resto da população era resto. Era peso, era carga, era estorvo”.

No sábado foi a vez de o PSDB confirmar a candidatura de José Serra à presidência. A convenção em Salvador foi no estilo nordestino. teve apresentação de repentistas e distribuição de fitinhas do Senhor do Bonfim.

No discurso, o presidente do partido, Sérgio Guerra, disse esperar uma campanha limpa e popular. O ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves, que o PSDB queria como vice, fez um discurso entusiasmado.

“Você conquistou legitimamente esse espaço pela sua luta, pela sua trajetória, pelos seus exemplos de homem público e por seus compromissos com o Brasil. Conte com cada um dos companheiros que aqui estão. Não nos atemorizam a propaganda enganosa, a falácia de alguns. Nós sabemos que temos ao nosso lado o melhor dos candidatos, o mais preparado, um líder de fato. Não como diz Fernando Henrique, apenas o reflexo de um líder”, destacou o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves.

José Serra nasceu em São Paulo, tem 62 anos de idade, é casado e pai de dois filhos. No golpe militar de 1964, presidia a União Nacional dos Estudantes (UNE). Perseguido, foi para o exílio.

Voltou ao Brasil em 1978. Foi professor de economia, secretário de Planejamento de São Paulo e ministro do Planejamento e da Saúde, no governo Fernando Henrique Cardoso. Foi deputado constituinte, senador, prefeito e governador de São Paulo. Em 2002 disputou pela primeira vez a presidência da República.

“Eu não comecei ontem. Eu não caí de paraquedas. Eu apresentei-me ao povo brasileiro. Fui votado, exerci cargos, me submeti ao julgamento da nossa população. Fui aprovado e votado de novo e assim foi em cada degrau”, apontou o candidato a presidente pelo PSDB José Serra.

O candidato do PSDB disse que, se for eleito vai transformar o Brasil em um canteiro de obras de infraestrutura. Serra também criticou juros e impostos altos: “Nunca estive tão seguro a respeito do que fazer e como fazer para que o nosso Brasil vença seus problemas. Eu sei, nós sabemos o que fazer para aumentar a prosperidade econômica dos brasileiros de forma sustentada e importante para que se obtenha mais progresso social e para que todos os que trabalham e para que os desamparados e para que o nosso país possa assegurar as oportunidades que os nossos jovens querem e necessitam”.

Tem mais convenção. Hoje é a do PSB - Partido Socialista Brasileiro. O encontro vai ser à tarde e mais uma vez em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário